Implante Dentário
Quando se perde um ou mais dentes, por qualquer motivo que seja o implante é considerado a melhor e mais segura técnica para reposição do dente perdido. Através deste, os pacientes que perderam seus dentes podem ter as funções mastigatórias e fonéticas restauradas, assim como o restabelecimento da estética do sorriso. Com as funções restabelecidas o pacientes tem seu também seu e o bem-estar social, físico e psicológico devolvido.
A função dessa estrutura é repor a raiz dos dentes perdidos, assim uma prótese construída sobre implante tem a vantagem de repor todas as partes perdidas do dente tanto a raiz como a coroa e por isso é considerada como padrão ouro para reabilitação oral. Ao redor do pino de titânio, ocorre a osseointegração que é caracterizada pela formação de tecido ósseo em volta do implante e sua união ao osso.
Implantodontia é a especialidade da odontologia que restaura os espaços ausentes de dentes através da implantação de peças de titânio. Estas peças farão o papel da raiz do dente perdido e servirão de sustentação à prótese que deverá ser adaptada sobre ela. O titânio tem propensão singular da osseointegração, quer dizer, incorpora-se ao osso. Embora a técnica para a cirurgia de instalação dos implantes tenha evoluído constantemente, fazer um correto diagnóstico e investigação da saúde geral do paciente são pontos fundamentais para o sucesso do procedimento. Sendo assim, exames complementares se tornam essenciais para fechar um planejamento adequado, escolhendo o tipo de implante específico para cada situação.