Clareamento

Agende sua avaliação de forma rápida e fácil

Agende sua avaliação de forma rápida e fácil


    O Clareamento Dental é, de longe, um dos procedimentos mais procurados na rotina diária de um consultório odontológico. Dessa forma resolvi fazer uma sequência de perguntas e respostas como forma de tirar dúvidas dos pacientes a respeito do procedimento (imagem meramente ilustrativa).

    O que é clareamento dentário?

    Clareamento é o procedimento que basicamente, visa alterar a cor dos dentes, de mais escuro para mais claro.

    Quais os tipos de clareamento que existem?

    Basicamente existem dois tipos de clareamento: o Caseiro e o em Consultório.

    No Clareamento Caseiro o paciente faz uma moldagem no consultório odontológico com o dentista, que fará a confecção de uma placa para cada arcada dentária. Com as placas em mãos, o odontólogo fará a instrução de como utilizar o gel clareador, em casa pelo paciente, colocando o mesmo nas regiões dos dentes na moldeira fabricada. O tempo de clareamento a ser feito em casa, varia de acordo com a concentração do gel utilizado. Quanto mais alta a concentração, menor o tempo de gel na boca do paciente. O dentista fará avaliações semanais ou quinzenais do caso até a conclusão do mesmo.

    O Clareamento em Consultório segue o mesmo princípio do Caseiro, sendo que os géis utilizados são em altas concentrações, e com todo o aparato de um profissional fazendo a aplicação, o que dá total segurança ao paciente. Nesse caso o dentista fará a aplicação do gel em ambas as arcadas em uma sessão no consultório, sendo a cada sessão avaliado a necessidade de uma nova aplicação.

    Quais os tipos de géis clareadores que existem no mercado para se fazer clareamento?

    Basicamente dois tipos, o peróxido de hidrogênio, que é utilizado tanto para o clareamento caseiro, como para o em consultório, e o peróxido de carbamida, que é utilizado somente para o clareamento caseiro.

    Quanto tempo (em média) dura um clareamento dentário?

    Nesse caso vale ressaltar, que o clareamento é algo que acontece progressivamente, então a cada sessão de clareamento em consultório, e a cada aplicação de Caseiro o paciente sentirá a melhora na cor dos dentes. Porém a média de tratamento para um clareamento caseiro varia de 4 a 6 semanas, e para o clareamento em consultório varia de 1 a 3 sessões.

    Existe diferença de resultado entre o clareamento caseiro e o em consultório?

    Não. O resultado para ambos os casos será o mesmo, a diferença básica entre os dois são duas. A primeira seria a comodidade do paciente ir ao consultório, e fazer em uma sessão, o que precisaria de 15 dias para fazer em casa (em média). Segundo seria o rápido resultado do clareamento em Consultório, que logo após uma sessão já se vê diferença do que era antes. Porém ao término dos dois clareamentos, o resultado final será o mesmo.

    A sensibilidade é algo que acontece nos clareamentos?

    Tudo que é relacionado a dor é algo que depende de vários fatores, e cada caso é um diferente. Porém o que se sabe é que a sensibilidade pode acontecer em casos de clareamento, porém que a mesma é passageira, e que não ocasiona nenhum dano a estrutura dentária. Nos casos de clareamento em consultório, a sensibilidade acontece, na maioria das vezes, logo após ao clareamento, e vai diminuindo com o passar do tempo, geralmente em 24 a 48hs a mesma já está resolvida. Essa é também a razão do clareamento ser feito por um profissional adequado, pois somente, o dentista saberá como proceder nos casos de sensibilidade.

    Todo clareamento chega a mesma cor? ou seja, os dentes ficam totalmente brancos?

    Não. Como afirmado, cada caso é um diferente. Basicamente, cada dente reage diferente ao processo de clareamento, e alguns não chegam a cor mais branca possível, porém pode-se afirmar com total certeza, que mesmo assim o resultado sempre é satisfatório com relação a mudança de cor para mais claro.

    No caso do clareamento, se teria uma escala de cores, que hipoteticamente iria de 1 a 10. É como um dente estar na cor 6, e sair dessa para a cor 2 ou 3, ele melhorou muito, mas não chegou na cor 1, mas mesmo assim o resultado não deixa de ser bastante satisfatório.

    O clareamento em consultório é feito em uma só sessão?

    Como já dito, cada caso reage de uma forma diferente. Em alguns casos, acontece de em uma única sessão se chegar a uma cor ideal, porém isso não pode ser vendido como regra. A idéia é fazer o clareamento em quantas sessões forem biologicamente necessárias para se obter a melhor cor.Todo clareamento caseiro tem que dormir com o gel na boca?

    Não. Antigamente, quando só tinha uma fórmula de gel caseiro ficou conhecido o clareamento caseiro como feito para ser usado durante o sono por 8 horas. Hoje os tempos mudaram, e existem várias fórmulas, que vão desde as mesmas 8 horas até mesmo a géis que só precisam ser usados por 1 hora por dia.

    É verdade que durante o clareamento estou proibido de comer alguns alimentos de cor?

    Não. Nesse caso existem duas restrições diferentes. Quando se faz o clareamento em consultório, essa restrição aos alimentos de cor (Ex: coca-cola, café, vinho, carnes vermelhas ou que contenha coloral, molho de tomate etc) é regra, mas somente nas 48hs posterior ao procedimento, depois segue-se a vida normal. Já no caseiro pede-se um policiamento maior dos alimentos durante as semanas que se faz o clareamento, principalmente nas horas seguintes a aplicação do gel, mas também, não chega a ser proibido.

    O clareamento altera a cor de restaurações já existentes?

    Não. O Clareamento altera a cor dos dentes, e não de restaurações (obturações) ou próteses que por ventura já existam. Nesse caso após o clareamento deve-se fazer a troca de cor das mesmas para que fiquem satisfatórias, e semelhante a cor final dos dentes.

    Quanto tempo dura um clareamento?

    O tempo que vai durar o seu clareamento vai depender basicamente da sua alimentação. Quanto menos alimentos escuros e com corantes estiverem no seu cardápio maior será o tempo de duração de seu clareamento. Mesmo assim, foi feita uma pesquisa aleatória com pacientes que fizeram clareamento, onde após a conclusão do procedimento liberaram os pacientes para seguirem suas vidas normais com relação ao consumo de alimentos. Ao final de 5 anos fizeram um comparativo da cor de término do clareamento, com a cor atual, e chegou-se a conclusão que, em média, aconteceu 20% de perda de cor dos dentes. Ou seja, se numa escala de 1 a 10, a cor inicial do paciente era 10, e ao final do tratamento a mesma chegou a cor 1, com 5 anos, em média, os dentes estariam na cor 3.

    Mudamos a vida de várias pessoas

    Nossa galeria de antes e depois

    Como as cáries prejudicam a nossa saúde bucal

    Como as cáries prejudicam a nossa saúde bucal

    Esclareça suas dúvidas

    Dúvidas frequentes

    All-in-One Solution
    All-in-One Solution
    Find all the tools you’ll need to create advanced websites in one place. Stop waisting time searching for solutions.
    Learn More
    Advanced Tools
    Advanced Tools
    Add more power to Elementor using our creative elements and make your projects look prettier than ever before.
    Learn More
    Nonstop Updates
    Nonstop Updates
    We strive to innovate when it comes to functionality. Our mission is to be the best, come and join the ride.
    Learn More
    24/7 Dedicated Support
    24/7 Dedicated Support
    Each and every one of our customers receives personalised assistance from our dedicated support team.
    Learn More

    Pronto. Obrigado!

    EM BREVE NOSSA EQUIPE ENTRARÁ EM CONTATO

    Agende sua avaliação pelo WhatsApp

    É fácil e rápido, basta clicar no botão